terça-feira, 28 de maio de 2013

“Para que vendo, não vejam. E ouvindo, não entendam.” (Lc 8, 10b)

Nos dias de hoje, torna-se cada vez mais difícil levar a Palavra de Deus ao coração das pessoas. Embora, permitam-se a ouvir, não compreendem seu verdadeiro significado. Muitas delas, apenas ligam o botão no automático e vivem sua vida sem nenhum sentido.

Abaixo, reflito uma parte do Evangelho de Lucas 8, 4-15, que trás como ensinamento a parábola do Semeador.

Não basta apenas semear, é precisa cultivar.


4 E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:
Este versículo mostra que as pessoas procuravam estar perto de Jesus Cristo para escutar sua palavra. O mesmo, procura passar seus preceitos através de parábolas.
5 Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
Uma pessoa que procura semear a palavra de Deus no coração de outras pessoas, corre o risco de deixar algumas caírem no caminho e serem devoradas por pessoas que não acreditam e praticam a Palavra.
6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
7 E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
Estes dois versículos nos permitem refletir que não basta apenas semear. Mas, precisa-se estar cultivando sempre.
A missão de um semeador não está só no plantio. Está também no cuidado com o que foi semeado.
8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Algumas pessoas já estão com seus corações preparados para escutar a Palavra de Deus. Por isso, produzem frutos com mais facilidade.
9 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
As parábolas de Jesus precisam alcançar o coração do homem para que ele entenda e vivencie no seu dia-a-dia.
A pessoa que apenas escuta a parábola por seus ouvidos não a entende.
11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
A Palavra de Deus é para todos. Mas, nem todos permanecem com a Palavra em seus corações.
13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.
Estes versículos por si só já explicam toda a parábola.

Na Bíblia, no Evangelho de Marcos capítulo 4, trás como nota de rodapé o seguinte texto para está parábola:

Apesar de todos os obstáculos, o semeador realiza seu trabalho, confiando na colheita que vai ter. Jesus também: apesar de todas as reações, obstáculos e incompreensões, sua missão chegará ao fim e será bem-sucedida.
As parábolas são histórias que ajudam a ler e compreender toda a missão de Jesus. Mas é preciso “estar dentro”, isto é, seguir a Jesus, para perceber que o Reino de Deus está se aproximando através de sua ação. Os que não seguem a Jesus ficam “por fora”, e nada podem compreender.

A explicação da parábola focaliza os vários terrenos, mostrando o efeito que a missão de Jesus tem sobre os ouvintes e leitores. Cada pessoa vê e entende a partir do lugar que ocupa na sociedade e das dificuldades que encontra para se comprometer com Jesus e para continuar a ação dele.